Página inicial > Notícias > NEA-ST realiza curso FIC em parceria com a ACA

NEA-ST realiza curso FIC em parceria com a ACA

Publicado: Segunda, 14 de Julho de 2014, 13h49 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 13h49

O curso acontecerá no período de 18 de Julho a 06 de Dezembro de 2014.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia do Ifes campus Santa Teresa – NEA/ST realizará no período de 18 de Julho a 06 de Dezembro de 2014 o Curso FIC em “Construção do Conhecimento em Agroecologia”.

O curso será conduzido em parceria com as Instituições que compõem a Articulação Capixaba de Agroecologia - ACA (MPA, MST, APTA, CPT, RACEFFAES, MMC, PJR) e objetiva ampliar e qualificar conhecimentos em agroecologia com base na Pedagogia da Alternância para 30 agentes multiplicadores inseridos no contexto da agricultura familiar camponesa no ES.
A carga horária será de 240 (duzentas e quarenta) horas cumpridas em 08 (oito) módulos, divididos em tempo escola e tempo comunidade:
Módulo I – Agroecologia: história, princípios e metodologias participativas de pesquisa – Julho.
Módulo II – Manejo agroecológico do solo - Agosto
Módulo III –. Manejo agroecológico de recursos hídricos - Setembro
Módulo IV –. Manejo agroecológico de pragas e doenças - Setembro.
Módulo V – Produção agrícola em sistemas agroecológicos - Outubro
Módulo VI – Produção animal em sistemas agroecológicos - Outubro
Módulo VII – Viagem de estudo - Novembro
Módulo VIII - Seminário: Transição Agroecológica – Dezembro
Os encontros presenciais (tempo escola) serão realizados no Ifes campus Santa Teresa e em duas unidades das escolas famílias agrícolas filiadas à RACEFFAES (São Gabriel da Palha e Boa Esperança).
A abertura oficial do curso e o desenvolvimento do Módulo I ocorrerão nos dias 18 e 19 de Julho na Escola Família Agrícola de Bley, no município de São Gabriel da Palha.
A iniciativa será financiada com recursos obtidos via edital CNPq nº46/2012, viabilizados a partir da parceria interministerial MEC/MAPA/MCTI. Ao final do curso espera-se que os participantes tenham ampliado seus conhecimentos no campo da agroecologia e desenvolvido novas habilidades para protagonizarem, junto a sua comunidade/instituição, as ações necessárias para um Desenvolvimento Rural Sustentável.

Assunto(s): curso fic , agroecologia