Página inicial > Notícias > Ifes Campus Santa Teresa e Facto assinam convênio para gestão de ações oriundas de programa de extensão

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 10h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 10h38

O extrato do convênio nº 05/2019 foi publicado no Diário Oficial da União em 05 de abril.

01

No dia 05 de abril de 2019 foi publicado no Diário Oficial da União o extrato do convênio no 05/2019, estabelecido entre o Ifes Campus Santa Teresa e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - FACTO, para gestão dos recursos oriundos do escopo de credenciamento vinculado ao programa de extensão Clínica Fitopatológica, em acordo com as legislações vigentes. A expectativa é que os recursos captados sejam aplicados nas atividades fins do Laboratório de Diagnose de Doenças de Plantas - LABDDP e garantam a continuidade das ações vinculadas ao Programa de extensão.

O programa de extensão Clínica Fitopatológica, desenvolvido pelo LABDDP, foi estruturado com o objetivo de integrar ações de ensino, pesquisa e extensão do Ifes Campus Santa Teresa por meio da prestação de serviços de diagnose de fungos, bactérias, nematoides e problemas abióticos associados às principais culturas de interesse agrícola e/ou florestal. Constitui-se em importante ligação entre Campus e as principais atividades agrícolas do Espírito Santo (cafeicultura, olericultura e fruticultura), disponibilizando serviço de diagnose de doenças para produtores, cooperativas, sindicatos, empresas de assistência técnica e para instituições governamentais ligadas à defesa sanitária vegetal.

O programa conta com a participação e envolvimento de servidores, estagiários e bolsista de extensão, possibilitando o aprimoramento contínuo da capacidade de diagnóstico e experiência na formação acadêmico-profissional. Muitos dos problemas diagnosticados servem de base para estruturação de trabalhos de conclusão de curso e/ou projetos de pesquisa desenvolvidos pelos servidores e alunos envolvidos.

Em 2018 o LABDDP concluiu seu credenciamento junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas - RENASEM - e passou a integrar a rede de laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA - para diagnose de nematoides das galhas em raízes de mudas de cafeeiros.

A Instrução Normativa do MAPA no. 35 de 29 de novembro de 2012 exige, de todos os produtores de mudas de café do Brasil, um termo de conformidade emitido por um laboratório credenciado, atestando a ausência de nematoides do gênero Meloidogyne associado às raízes das mudas que estão sendo comercializadas. O LABDDP é o primeiro dentro da Rede de Institutos Federais e o segundo no estado do Espírito Santo a conseguir esse escopo de credenciamento para atuar como laboratório oficial do MAPA na diagnose de nematoides. Para isso, o laboratório criou um sistema de gestão da qualidade e adequou seu funcionamento às exigências da norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2017.

Texto por Prof. Antônio Fernando de Souza.