Página inicial > Notícias > Palestra sobre história e cultura do povo Guarani acontece no Campus Santa Teresa

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 11h16 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 11h19

A atividade é parte do projeto de extensão “Gwata: o percurso dos saberes entre Aldeias Guarani e o Ifes”.

No último dia 05 de junho foi realizada no auditório II do Campus Santa Teresa uma atividade do projeto de extensão “Gwata: o percurso dos saberes entre Aldeias Guarani e o Ifes”, coordenado por uma equipe do Ifes Campus Aracruz, direcionada aos alunos das 2ªs séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, e fez parte da culminância do trabalho integrado entre as disciplinas de Geografia e Sociologia sobre Migração e Etnocentrismo.

O evento contou com palestra ministrada por dois indígenas Guaranis, entre eles Rodrigo Karaí, Vice-Cacique da Aldeia Piraquê-Açu, que realizou uma exposição sobre a história e a cultura do povo Guarani e sobre o seu trabalho com etnoturismo na Aldeia Temática.

Após a palestra, os estudantes realizaram perguntas à liderança indígena, o que permitiu um diálogo rico sobre o modo de vida dos indígenas na atualidade e a diversidade dos povos indígenas no Brasil, e participaram de uma exposição de artesanatos e pintura corporal.

O projeto de extensão “Gwata: o percurso dos saberes entre Aldeias Guarani e o Ifes” está em seu segundo ano e tem como objetivo contribuir com a discussão sobre a temática indígena dentro dos campi do Ifes, bem como fortalecer o etnoturismo indígena desenvolvido pela Aldeia Piraquê-Açu. Por isso, tal atividade conta com duas ações básicas: a palestra com os indígenas Guarani e a visita técnica dos estudantes à Aldeia Temática, um espaço organizado para receber turistas e que possui diversas atrações como trilhas ecológicas e o coral de mulheres Guarani.

Fonte: Tiago Dalapícola