Página inicial > Notícias > Proeja discute tecnologias sociais

Proeja discute tecnologias sociais

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 16h15 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 16h15

Os estudantes produziram experimentos e reflexões sobre os temas da captação de água da chuva em cisternas, reaproveitamento do óleo de cozinha para sabão, aproveitamento da radiação solar para luz e aquecimento e bioconstrução.

No dia 27 de novembro, o curso técnico em Agroindústria na modalidade EJA – Proeja realizou a culminância da temática integradora Ciência e Tecnologia e apresentou uma mística de abertura com a encenação do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira.

Foram feitas discussões acerca das mudanças no mundo do trabalho e os impactos sociais advindos delas. Os estudantes produziram trabalhos na vertente das tecnologias sociais, produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social, atendendo quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado, bem como experimentos e reflexões sobre os temas da captação de água da chuva em cisternas, reaproveitamento do óleo de cozinha para sabão, aproveitamento da radiação solar para luz e aquecimento e bioconstrução.

A partir desses temas, trabalhou-se em vertentes correlatas, como a variação dos índices pluviométricos, a crise hídrica, resiliência e sustentabilidade; desperdício de recursos e contaminação de mananciais, consumo consciente, geração de renda, exclusão elétrica, barreiras criadas pela falta de eletricidade, indicadores sociais, reaproveitamento de materiais e pegada ecológica.

Assunto(s): proeja , agroindústria