Página inicial > Notícias > Ifes divulga edital para certificação do Encceja 2019

Ifes divulga edital para certificação do Encceja 2019

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h08 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h08

O candidato deverá levar a documentação necessária ao campus para o qual solicitou a certificação.

Os candidatos que solicitaram a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019) já podem procurar os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a partir desta terça-feira (10). Para tanto, basta levar a documentação necessária ao campus para o qual solicitou a certificação. Os documentos estão listados no edital publicado no site da instituição.

Apenas os candidatos que fizeram essa solicitação na hora de se inscrever no Encceja 2019 e que escolheram o Ifes como Instituição Certificadora receberão a certificação. Os inscritos podem solicitar a certificação diretamente no campus para o qual fizeram o requerimento.

Para obter a certificação, é necessário ter obtido no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2019 e, em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, ter alcançado nota igual ou superior a 100 pontos e no mínimo 5 pontos na Redação, na mesma edição do exame. Também é necessário ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2019 e não ter concluído o Ensino Médio.

Para solicitar a declaração parcial de proficiência o candidato deve ter obtido o mínimo de 100 pontos nas áreas de conhecimento para as quais será solicitada a declaração; não ter atingido a pontuação mínima em todas as áreas de conhecimento e ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2019. Para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de Redação em uma mesma edição do exame.

A certificação é ofertada por todos os campi do Ifes e não há cobrança de taxa. O Ifes tem até 60 dias, para emissão dos certificados, contados a partir do protocolo de solicitação do participante na secretaria do campus.

Confira o edital.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.

Assunto(s): encceja , certificação