Página inicial > Notícias > Gestores do Ifes divulgam posicionamento sobre a Medida Provisória (MP) nº 914/2019

Publicado: Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 10h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 10h20

Documento foi criado após reunião realizada na Reitoria na última segunda-feira (6).

Diretores-gerais, pró-reitores e outros gestores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) reuniram-se na última segunda-feira (6), com o reitor da instituição, Jadir Pela, para discutir pontos da Medida Provisória (MP) nº 914/2019, que altera processo de escolha dos dirigentes das universidades federais e dos institutos federais.

De acordo com o reitor, já existe uma movimentação em nível nacional para dialogar com o Governo sobre o assunto. “O Conif já divulgou uma nota sobre o tema e tem feito movimentações. Mas em nível estadual também precisamos nos posicionar e discutir encaminhamentos, formas de conversar com os governantes para que essa medida seja suspensa”, afirmou Jadir.

A MP fere a lei de criação dos institutos federais (Lei nº 11.892/2008) no que diz respeito ao processo de escolha democrática de seus dirigentes, que acontece por meio de consulta às comunidades acadêmicas, com paridade entre técnicos administrativos, docentes e estudantes, sempre com transparência e de acordo com os ritos legais.

A partir da reunião, foi criado um documento que traz o posicionamento de todos os gestores da instituição. De acordo com ele, “a gestão democrática não pode ser uma via de mão única, mas um compromisso bidirecional com cada um daqueles que tomam parte no processo de ensino-aprendizagem do ensino público”.

No documento, também há a defesa do modelo atual de gestão (democrática e paritária), como uma das razões para a conquista de diversos resultados institucionais. Por fim, os gestores do Ifes solicitam retirada dos Institutos Federais do cenário na MP 914/2019.

Leia o posicionamento na íntegra.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.