Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes renova assinatura de plataforma que integra dados de Currículos Lattes
Início do conteúdo da página

Ifes renova assinatura de plataforma que integra dados de Currículos Lattes

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 10h15 | Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 10h18

A consulta ao sistema Stela Experta é aberta a toda a comunidade acadêmica.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) renovou, até julho de 2021, a assinatura da plataforma Stela Experta, um sistema que integra os dados dos Currículos Lattes de professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição. A plataforma possibilita fazer buscas por especialistas da instituição, temas com os quais trabalham, produções da instituição, projetos, grupos de pesquisa montados e seus perfis. A consulta é aberta a toda a comunidade acadêmica.

O sistema permite gerenciar até 1500 currículos de docentes e 1000 currículos de servidores técnicos administrativos. O Stela foi desenvolvido para apoiar a gestão estratégica de informação curricular, de modo a apoiar a implementação de políticas, além de possibilitar a contextualização e o levantamento de dados e conectar os pesquisadores. O acesso é feito pelo link stelaexperta.com.br/ifes ou no ícone disponível na área de Acesso a Sistemas, no site do Ifes. O login é ifes e a senha é ifes123.

Para que o Stela Experta seja o mais fiel possível à realidade e dê visibilidade a todos os trabalhos e projetos do Ifes, é importante que os servidores mantenham seus Currículos Lattes sempre atualizados, considerando que grande parte dos dados são retirados desse sistema. A plataforma também usa informações do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, Qualis Capes, JCR, Scopus, SJR e informações institucionais.

A plataforma tem uma série de funcionalidades, como extração de currículos Lattes; localização de expertises; análise de perfil curricular; localização da produção científica e tecnológica; análise do perfil da produção C&T; localização de projetos; análise do perfil dos projetos da organização e mapa de tópicos relacionados às competências, produções e projetos dos colaboradores.

O sistema permite ainda fazer consultas utilizando filtros como: ano de início e ano de fim do trabalho; natureza do financiamento; situação da pesquisa; nomes dos participantes; titulação máxima do participante; formação; curso de atuação do pesquisador; lotação institucional; entre outros itens. O Stela Experta também gera e exporta gráficos a partir das buscas realizadas pelo usuário.

Fonte: ifes.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página