Página inicial > Notícias > Ifes disponibiliza plataforma on-line com indicadores institucionais

Ifes disponibiliza plataforma on-line com indicadores institucionais

Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 16h38 | Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 16h38
Plataforma GeN visa fortalecer a transparência no Ifes e subsidiar decisões da gestão.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conta agora com um painel para visualização e análise de indicadores de gestão da instituição, a Plataforma GeN – Governança em Números. Trata-se de ferramenta de Business Inteligence (BI) destinada à apresentação e análise de indicadores institucionais para fortalecer a transparência de informações do Ifes e subsidiar decisões de gestão com base em evidências. Acesse a Plataforma GeN.

A ferramenta incorpora os microdados da Plataforma Nilo Peçanha, que é o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal. Além disso, a Plataforma GeN também incorpora dados oriundos dos sistemas estruturantes da administração pública federal, disponibilizados no Portal da Transparência, do SIG-Ifes e demais sistemas e bancos de dados oficiais da instituição.

O projeto foi iniciado a partir de uma iniciativa desenvolvida pelo professor Lucas de Carvalho Guesse, do Campus Piúma, que elaborou o protótipo da plataforma GeN. Esse protótipo foi apresentado ao Colégio de Dirigentes, em junho de 2020. Na ocasião, foi autorizada a alocação de orçamento para o custeio das bolsas que permitiram a finalização e entrega da Plataforma GeN. Ao todo, foram investidos R$ 22.400,00, oriundos do orçamento de custeio da Reitoria, que possibilitaram a implementação de três bolsas, por um período de 8 meses, para conclusão da plataforma.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, "a Plataforma GeN é um poderoso mecanismo de análise e interpretação dos resultados institucionais, bem como de suporte à tomada de decisão dos agentes da instituição, a partir de uma interface atrativa e interativa, e da comparabilidade de indicadores institucionais ao longo do tempo".

"Esperamos que a Plataforma GeN contribua para a elevação da transparência e visibilidade da gestão do Ifes, permitindo ainda mais participação da comunidade interna e da sociedade nas ações de desenvolvimento participativo de nossa instituição", destaca o reitor do Ifes, Jadir Pela.

Acesse a Plataforma GeN.

Fonte: ifes.edu.br