Página inicial > Notícias > Parabéns, Ifes Campus Santa Teresa!

Parabéns, Ifes Campus Santa Teresa!

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 07h34 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 07h41

Na próxima segunda-feira, 06, o Campus comemora 81 anos de existência.

O Ifes Campus Santa Teresa, depois de passar pelas denominações Escola Prática de Agricultura, Colégio Agrícola e Escola Agrotécnica, no próximo dia 06 de setembro, comemora 81 anos de criação.

Nesta instituição, localizada na comunidade de São João de Petrópolis, popularmente conhecida por Barracão, muitas gerações de estudantes profissionalizaram-se, fizeram laços de amizade, aprenderam a fazer escolhas de vida e deixaram lembranças inesquecíveis. Muitos jovens, homens e mulheres do campo e da cidade buscaram na educação seu protagonismo de vida e profissão.

Nas páginas da história, não está apenas saudosismo, mas a identidade institucional constituída nas Semanas do Lavrador, que permanecem na memória coletiva, nas ações de extensão registradas nos exemplares do jornal O Cultivador e nas ondas da Rádio A Voz da Lavoura. Sem deixar de ilustrar, a presença do feminismo rural que ultrapassou os anos e se consolidou em resistência até os dias atuais.

Em 2008, com o grande projeto de expansão e interiorização da Rede Federal de Ensino, a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa (EAFST) passou a integrar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Desde então, busca a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, ofertando cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, além de firmar o compromisso social com a Educação de Jovens e Adultos e a formação de professores.

O Campus Santa Teresa oferece cursos em diversos eixos tecnológicos e em vários níveis, da qualificação profissional com cursos de formação inicial e continuada aos cursos superiores. Atualmente, funcionam quatro Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Agropecuária, Meio Ambiente, Informática para Internet e Agroindústria (EJA), três cursos superiores, Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursos de Pós-Graduação lato sensu. Há ainda, relevante atuação em projetos de pesquisa e de extensão, especialmente na área de ciências agrárias.

A manutenção das matrículas, predominantemente em tempo integral, com atendimento em regime de internato e semi-internato, favorece a formação, a permanência e o êxito de estudantes de regiões longínquas vindos das comunidades rurais do entorno e estudantes oriundos de dezenas de municípios do Espírito Santo e de outros estados brasileiros.

A comemoração de 81 anos é muito relevante, pois reflete a contribuição de todos os servidores que ajudaram a produzir a história da instituição com seus avanços e desafios. Hoje, a equipe de servidores efetivos e de colaboradores dedicam-se para oferecer serviço de qualidade e desenvolver um projeto formador que atende anualmente a mais de mil estudantes.

Gratidão a todos pelo esforço coletivo de trabalho, pela confiança institucional e pelas vitórias alcançadas!

Parabéns, Ifes Campus Santa Teresa pelos seus 81 anos!

Conheça a história do Campus.

Assunto(s): 81 anos , aniversário