Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa inicia ensino flexível híbrido para os estudantes dos Cursos de Graduação

Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 11h29 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 08h53

A Diretoria de Ensino divulga orientações referentes às atividades presenciais, que se iniciam em 29 de novembro.

A Diretoria de Ensino informa que os cursos de graduação iniciarão o semestre 2021/2, de forma presencial, a partir de 29 de novembro de 2021. Os estudantes matriculados nos cursos de Agronomia (integral), Licenciatura em Ciências Biológicas (matutino) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (matutino) devem acompanhar a organização da divisão das turmas em grupos A e B após a primeira etapa de matrícula.

O estudante pode optar pela modalidade de ensino da qual participará - flexível ou apenas em APNPs -, para tanto, deve preencher documento de autorização para confirmação da participação nas Atividades Presenciais, se maior, ou seu responsável, se menor. Na primeira opção (ensino flexível), o documento deve ser entregue ao coordenador de curso, no primeiro dia de aula presencial, já se escolher continuar na segunda opção (apenas APNP), deverá enviar para o e-mail planejamento.st@ifes.edu.br. Os estudantes que sinalizaram anteriormente que desejavam permanecer em APNPs e nesse momento desejam retornar também devem enviar essa informação para o e-mail citado.

Todos os protocolos de segurança deverão ser seguidos e serão parte fundamental para a permanência das atividades presenciais.Os protocolos estão publicados no site do Ifes e no do Campus. Se houver dúvidas sobre os protocolos, podem encaminhá-las para o e-mail ambulatorio.sta@ifes.edu.br .

Sobre o Ensino Flexível:

É uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e Presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no Campus.

Em 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36, que determinou o início do Ensino Flexível em todo o Ifes a partir de outubro de 2021. A Portaria nº 1191, de 22 de Julho de 2021, aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes, estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referentes ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de Ensino Flexível.

Atenção: As turmas serão divididas em dois grupos, A e B, que se alternarão semanalmente entre presencialidade e atividades não presenciais.

DOCUMENTOS DE AUTORIZAÇÃO:

As autorizações estão divididas em dois tipos (deverão ser entregues no primeiro dia de aula presencial):

◾ Anexo I - deve ser preenchido pelos(as) estudantes que PARTICIPARÃO das aulas presenciais:

A - Menores de 18 anos – Download anexo I-A

B - Maiores de 18 anos – Download anexo I-B

◾ Anexo II - deve ser preenchido pelos(as) estudantes que NÃO PARTICIPARÃO das aulas presenciais (deverão ser enviadas para o e-mail planejamento.st@ifes.edu.br, impreterivelmente, até 25 de novembro):

A - Menores de 18 anos – Download anexo II-A

B - Maiores de 18 anos –Download anexo II-B

Todos devem ficar atentos ao preenchimento correto, lembrando que há uma diferença entre os formulários para os alunos que são menores de 18 anos (Anexo I ou II A) e para os que são maiores de 18 anos (Anexo I ou II B).

HORÁRIOS DAS AULAS E DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS:

Os horários das aulas presenciais podem ser consultados no site do Campus. A organização dos grupos de alunos será publicada dia 26 de novembro (sexta-feira).

Acesse a divisão das turmas em grupos

Informações sobre assistência estudantil