Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa destina corretamente óleo descartado do Restaurante, reaproveitando-o para fabricação de sabão

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 13h44 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 14h01

A Coordenadoria Geral de Gestão de Campo (CGP), em parceria com a Direção de Ensino (Diren), está realizando a ação ambiental “De olho no óleo e no seu aproveitamento para fabricação de sabão”, cujo objetivo é o reaproveitamento do óleo utilizado no restaurante para fabricar sabão, assim conscientizando a comunidade escolar sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do descarte inadequado do produto.

O óleo descartado no ralo da pia provoca obstruções nas canalizações, ressalta a Profa. Paola Lo Monaco, impedindo o escoamento do efluente à rede de esgoto, além de sobrecarregar a caixa de gordura, necessitando-se de limpezas mais frequentes.

Quando o efluente é lançado diretamente em corpos hídricos – situação em que não há o devido tratamento de esgoto no Município –, o óleo presente, sendo menos denso que a água, permanece na superfície, criando uma barreira que diminui a entrada de luz e reduz as trocas gasosas, causando diversos prejuízos ao ecossistema aquático.

Dessa forma, o óleo descartado do Restaurante Institucional tem sido aproveitado como matéria-prima para a fabricação de sabão, o qual é utilizado na própria limpeza de diversos setores do Campus. Com isso, o Ifes Santa Teresa contribui com a preservação do meio ambiente, com o fortalecimento da educação ambiental entre comunidade escolar e com a redução dos custos decorrentes da compra de sabão.

Durante a Semana de Meio Ambiente, será ofertada uma oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha descartado. Não perca!

WhatsApp Image 2022 06 28 at 13.18.45  WhatsApp Image 2022 06 28 at 13.19.01

WhatsApp Image 2022 06 28 at 13.19.12  WhatsApp Image 2022 06 28 at 13.19.22