Página inicial > Notícias > Núcleo de Relações Internacionais

Núcleo de Relações Internacionais

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 10h51 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 14h00

Índice de Artigos

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Santa Teresa foi criado e está regulamentado pela Resolução CONSUP/IFES nº 34, de 16 de junho de 2021.

Este núcleo, de composição multidisciplinar, trabalhará como suporte da Arinter (Assessoria de Relações Internacionais) do IFES. Este NRI visa implementar, organizar e contribuir, em nosso campus, com a política de internacionalização da rede.

A Política de Internacionalização do Ifes, que tem sido conduzida desde 2014 pela Arinter – Assessoria de Relações Internacionais e pelas Pró-reitorias, tem como principal planejamento estratégico:

• Ensino e aprendizagem de línguas e por meio de línguas adicionais;

• Pesquisa conjunta. Articulação de grupos de pesquisa (online);

• Acordos de cooperação - Memorandum of Understanding (MoU);

• Organização e participação em eventos e Congressos - Mobilidade/intercâmbio;

• Projetos com cooperação internacional;

• Comunicação/divulgação dos dados e indicadores internacionais.

O papel fundamental dos Núcleos de Relações Internacionais (NRIs) é oferecer oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências para o século XXI, por meio de experiências acadêmicas internacionais para a comunidade do Ifes, tendo como objetivo geral (de acordo com o Art. 5º da CS N 34/2021) atuar no apoio, planejamento e ações relativas à internacionalização da Educação, no uso de metodologias educacionais que internacionalizam o currículo e na Internacionalização plena e integral do Ifes.

Com a criação e implantação dos NRIs, poderemos então mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à internacionalização que já se encontram em desenvolvimento nos campi do Ifes, bem como criar novas ações.

Informações podem ser obtidas diretamente pelo e-mail nri.sta@ifes.edu.br

Política de Internacionalização (formato .pdf, tamanho 132 kb)

Composição

Programa Chevening Scholarship.

E-mail Embaixada Britânica Bolsa Chevening (formato .pdf, tamanho 240 kb)

Carta Carta Chevening MEC (formato .pdf, tamanho 147 kb)

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) divulga, a partir dessa semana, uma série com relatos de experiências de Internacionalização vivenciadas por pessoas que fizeram e ainda fazem parte da comunidade escolar.

As experiências relatadas têm origem em programas/iniciativas diferenciados de mobilidade, e não são necessariamente ligados ao Ifes. Elas também têm diferentes tempos de duração e objetivos, mas têm em comum o fato de os beneficiários terem transcorrido tempo no exterior e passado por vivências de enriquecimento linguístico, cultural e curricular.

O objetivo da ação é compartilhar experiências e engajar mais pessoas a envolverem-se em ações e iniciativas do gênero. O NRI está aberto para receber relatos de outros membros e ex membros da comunidade escolar.

Conheça a experiência do servidor Victório Birchler Tonini, em Moçambique (África).

Conheça a experiência da professora Renata, na China (Ásia).

Relato de experiência de internacionalização da Servidora Ângela Coelho.

Relato de experiência de internacionalização do Professor Milton Cesar Paes Santos.

Relato de experiência de internacionalização da Servidora Lívia Gabrig Turbay Rangel Vasconcelos.

Relato de experiência de internacionalização do ex-aluno Humberto Vieira de Lucas Júnior.

Relato de experiência do ex-aluno do curso técnico em Agropecuária, Antônio Bubach Corrêa.

Relato de experiência do professor do Campus Gustavo Haddad Souza Vieira.

Relato de experiência de internacionalização do Professor Adriano Goldner Costa

Relato de experiência de internacionalização da Professora Paola Lo Monaco