Página inicial > Notícias > Projeto de Automatização Inovador no Ifes Campus Santa Teresa

Projeto de Automatização Inovador no Ifes Campus Santa Teresa

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 07h22 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 10h21

Na última segunda-feira (19/02), estiveram presentes no Ifes Campus Santa Teresa Jadir José Pela, Reitor do Ifes; André Romero, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Dênio Rebello Arantes, ex-reitor do Ifes; e integrantes da empresa Geocontrol para acompanhar o desenvolvimento de um projeto em parceria para uso de tecnologias no campo.

A integração da tecnologia no setor agrícola tem se tornado um diferencial significativo, com a introdução de produtos inovadores que oferecem soluções para aprimorar as operações diárias nas propriedades rurais. O objetivo é sempre promover uma gestão mais eficiente, um controle mais preciso e um aumento da produtividade tanto nas lavouras quanto nos rebanhos.

Seguindo essa tendência, o Campus Santa Teresa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem desenvolvido diversos projetos, explorando novas tecnologias no campo. Alguns desses projetos estão sendo realizados em parceria com o setor privado, através de chamadas públicas.

Entre os diversos resultados obtidos, destaca-se um projeto conduzido pelo professor Gustavo Haddad Souza Vieira, que consiste em um sistema de automatização para pivôs centrais. Esses sistemas, grandes estruturas de irrigação, têm como propósito fornecer água na quantidade adequada e no momento correto para atender às necessidades hídricas das plantas.

O sistema desenvolvido integra sensores de umidade do solo, estação meteorológica automática, acionadores e dispositivos de comunicação sem fio. Isso facilita a tomada de decisão sobre quando e quanto irrigar, além de possibilitar o acionamento remoto por meio de um smartphone. Essa abordagem simplifica o processo, tornando-o menos trabalhoso, mais dinâmico e de menor custo, o que viabiliza o produto para um manuseio mais amplo e escalável.

No campo, as atividades são lideradas pelo professor Gustavo Haddad, do Ifes Santa Teresa, em colaboração com os alunos do grupo de pesquisa Irrifes, dedicado ao estudo e desenvolvimento de soluções e tecnologias para a agricultura irrigada.

b

c