Página inicial > Notícias > Ação da Semana de Meio Ambiente

Ação da Semana de Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2024, 12h11 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 12h13
Como parte das ações da Semana de Meio Ambiente 2024, a comissão organizadora está promovendo a fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha descartado.

Se você possui óleo de cozinha já descartado e armazenado em sua casa, leve-o ao viveiro de mudas do Ifes Santa Teresa, durante os dias 20, 21 e 22 de maio, para fabricarmos sabões em pedra.

A distribuição será realizada durante a Semana de Meio Ambiente, que em princípio, ocorrerá entre os dias 03 e 07 de junho.

Esta ação visa conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do descarte inadequado do produto.

O óleo descartado no ralo da pia provoca obstruções nas canalizações, impedindo o escoamento do efluente à rede de esgoto, além de sobrecarregar a caixa de gordura, necessitando-se de limpezas mais frequentes.

Quando o efluente é lançado diretamente em corpos hídricos – situação em que não há o devido tratamento de esgoto no Município – o óleo presente, sendo menos denso que a água, permanece na superfície, criando uma barreira que diminui a entrada de luz e reduz as trocas gasosas, causando diversos prejuízos ao ecossistema aquático.

Dessa forma, o óleo recolhido será aproveitado como matéria-prima para a fabricação de sabão, o qual poderá ser utilizado na própria limpeza de diversos setores do Campus. Com isso, o Ifes Santa Teresa contribui com a preservação do meio ambiente, com o fortalecimento da educação ambiental entre comunidade escolar e com a redução dos custos decorrentes da compra de sabão.

Participe desta ação conosco!